Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A seguir, compartilhamos uma sequência didática produzida pelo nosso grupo:


SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Publico – alvo: 5ª série/6º ano
Tema: Vida e Ambiente
Subtema: O meio ambiente
Conteúdos Gerais: Ambiente Construído
Conteúdos específicos: A ocupação desordenada dos espaços urbanos e suas conseqüências – lixo.
Objetivos:
- Relacionar consumo e geração de resíduos.
- Reconhecer a importância da coleta e separação dos resíduos.
Conteúdo:
- Reciclagem.
Tempo estimado: 4 aulas.

Desenvolvimento
1ª etapa
Inicia-se a sondagem questionando os alunos sobre os objetos que consomem e o quanto geram de resíduos (fazer um quadro geral na lousa). Lembrar da Teoria dos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

2ª etapa
Como tarefa de casa, cada grupo deve observar e calcular, através de uma planilha fornecida pelo professor, quanto as famílias de ao menos 2 integrantes produz de resíduos dividindo a observação do consumo em 2 dias por integrante.
Cada grupo deverá trazer para a próxima aula uma pesquisa sobre quais materiais de maior consumo em sua planilha podem ser reutilizados, reciclados ou ter o seu consumo reduzido.

3ª etapa
Socialização e conclusão das atividades.

Avaliação: o processo de avaliação dar-se-á ao longo do processo de desenvolvimento das atividades.



                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário