SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Publico –
alvo: 5ª série/6º ano
Tema: Vida e Ambiente
Subtema: O meio ambiente
Conteúdos
Gerais: Ambiente Construído
Conteúdos
específicos: A ocupação desordenada
dos espaços urbanos e suas conseqüências – lixo.
Objetivos:
-
Relacionar consumo e geração de resíduos.
- Reconhecer a importância da coleta e separação dos resíduos.
- Reconhecer a importância da coleta e separação dos resíduos.
Conteúdo:
- Reciclagem.
- Reciclagem.
Tempo estimado: 4 aulas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicia-se a sondagem questionando os alunos sobre os objetos que consomem e o quanto geram de resíduos (fazer um quadro geral na lousa). Lembrar da Teoria dos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
2ª etapa
Como tarefa de casa, cada grupo deve observar e calcular, através de uma planilha fornecida pelo professor, quanto as famílias de ao menos 2 integrantes produz de resíduos dividindo a observação do consumo em 2 dias por integrante.
1ª etapa
Inicia-se a sondagem questionando os alunos sobre os objetos que consomem e o quanto geram de resíduos (fazer um quadro geral na lousa). Lembrar da Teoria dos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
2ª etapa
Como tarefa de casa, cada grupo deve observar e calcular, através de uma planilha fornecida pelo professor, quanto as famílias de ao menos 2 integrantes produz de resíduos dividindo a observação do consumo em 2 dias por integrante.
Cada
grupo deverá trazer para a próxima aula uma pesquisa sobre quais materiais de
maior consumo em sua planilha podem ser reutilizados, reciclados ou ter o seu
consumo reduzido.
3ª etapa
Socialização e conclusão
das atividades.
Avaliação: o processo de avaliação dar-se-á
ao longo do processo de desenvolvimento das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário